No momento você está vendo ESPIRITISMO: EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO

ESPIRITISMO: EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO

A verdadeira Doutrina Espírita está no ensino que os Espíritos deram, e os conhecimentos que esse ensino contém são muito profundos e extensos para serem adquiridos de qualquer modo que não por um estudo perseverante.

A Doutrina Espírita é, assim, o mais poderoso elemento de moralização, por se dirigir simultaneamente ao coração, à inteligência e ao interesse pessoal bem compreendido. O que caracteriza um estudo sério é a continuidade que se lhe dá. Quem deseja tornar-se conhecedor de uma ciência tem que estudá-la metodicamente, começando pelo princípio e acompanhando o encadeamento e o desenvolvimento das ideias. Afinal, que adiantará aquele que, ao acaso, dirigir a um sábio perguntas acerca de uma ciência cujas primeiras palavras ignore?

O educador Johann Pestalozzi, professor de Kardec, fundamentou a educação como orgânica, intelectual e moral: “educar o coração pelo amor, a cabeça pela razão e as mãos pela prática do bem”.

A educação faz parte de nossa caminhada evolutiva no ontem, no hoje e no amanhã; é a maior conquista do Espírito. Temos como modelo e exemplo o Mestre dos Mestres, Jesus. Pedagogo da Humanidade, o Cristo nos trouxe os princípios eternos da educação com amor. O Espiritismo, como o Consolador prometido por Jesus, tem como lema: “Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo. No Cristianismo se encontram todas as Verdades…” (O Evangelho Segundo o Espiritismo – Capítulo VI, item 5 – Espírito de Verdade, Paris, 1860).

Como um farol que propaga a luz do amor e do conhecimento pela divulgação do Cristianismo Redivivo, as Casas Espíritas oferecem cursos regulares, cursos abertos e estudos continuados da Doutrina Espírita.

(Texto de Zulmira Hassesian – Diretora da área de Ensino da Federação Espírita de São Paulo (FEESP), publicado na Revista Espírita O Semeador Internacional, setembro de 2010.)

Deixe um comentário